+

Edital 001/2022 - Seleção de Bolsistas

A coordenação do Projeto “Capoeira em apoio à infância e juventude”, celebrado por meio do convênio nº 002/2021 com a Fundação Araucária (FA), torna pública a abertura de processo seletivo para Bolsistas de extensão (alunos de graduação) e profissional (instrutor de capoeira).

1 - Especificação das vagas

São quatro vagas disponíveis para o projeto, sendo:

    • 2 bolsistas de graduação para atuar como monitor/auxiliar.
    • 2 bolsistas profissionais para atuar como Instrutor de capoeira.

2 - Perfil das Vagas

PERFIL 1: monitor/auxiliar

Estudante de Graduação
Perfil: Estudante de graduação do curso de Educação Física
Atividades a serem desenvolvidas: Este bolsista irá auxiliar o instrutor nas aulas de capoeira ministradas nas escolas públicas em que o projeto será desenvolvido. Será responsável pela seleção e acompanhamento das crianças e jovens participantes. Deverá auxiliar os instrutores na montagem e execução das atividades pedagógicas, manutenção dos equipamentos e instrumentos musicais, prestar relatórios quando solicitado e desenvolver junto aos instrutores e coordenador do projeto materiais didáticos sobre o tema capoeira. Fará contato com os participantes, elaborará planilha de coleta de dados para monitoramento, controle e pesquisas no âmbito do projeto.
Requisitos: Graduando cursando Educação física (licenciatura ou bacharelado) da segunda série em diante.
Remuneração: R$400,00 (quatrocentos reais) livres de impostos e deduções.
Duração da Bolsa: 12 meses.

PERFIL 2: Professor de Capoeira.

Bolsista profissional
Perfil: Instrutor de capoeira com experiência comprovada na modalidade
Atividades a serem desenvolvidas: será responsável por elaborar editais de seleção, coordenar os processos seletivos das crianças e jovens participantes, responsabilizar-se por toda parte burocrática de tramitação de relatórios semestral e final. Também será responsável por elaborar material pedagógico, de divulgação e registro das atividades realizadas como fotografias, cartazes, apostilas. Será responsável pela execução das atividades pedagógicas, manutenção dos equipamentos e instrumentos musicais. Deve auxiliar o coordenador do projeto em trâmites administrativos e na organização e condução do projeto como um todo.
Requisitos: Ter experiência comprovada com a modalidade capoeira (estilo Regional), com graduação equivalente a instrutor, professor, contramestre ou mestre. Terá preferência neste processo seletivo o candidato que contemplarem os seguintes critérios em ordem:

  1. Possuir graduação em educação física (licenciatura ou bacharelado).
  2. Possuir outra formação em nível superior (áreas pedagógicas, artes, ciências humanas ou saúde).
  3. Possuir maior graduação na modalidade capoeira.

Remuneração: R$2.000,00 (dois mil reais) livres de impostos e deduções.
Duração da Bolsa: 12 meses.

3 - Inscrições

Período de Inscrição: 16/03/2022 a 27/03/2022

Os candidatos interessados devem acessar os formulários online nos endereços abaixo de acordo com o perfil da vaga, preenchendo os dados necessários e enviar os documentos solicitados.

PERFIL 1 - Monitor/Auxiliar (alunos de graduação)

PERFIL 2 - Coordenação de projeto (profissionais)


Observação: o candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada, posteriormente, será excluído do processo seletivo.

 

Será aceita somente uma inscrição por candidato.

A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas no presente Edital e no Edital PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMADA PÚBLICA 07/2020 - PROGRAMA DE EXTENSÃO - LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTE DE COMBATE E INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS DO PARANÁ.

4 - Da homologação e reconsideração das inscrições

  • A homologação das inscrições ocorrerá em 29 de março de 2022;
  • Somente serão homologadas as inscrições que atenderem à documentação exigida neste Edital.
  • Para as inscrições não homologadas em função da ausência da documentação exigida ou não cumprimento deste Edital não caberá recurso;

5 - Critérios de seleção:

1ª etapa: A primeira etapa consistirá na análise do currículo e outras informações solicitadas no formulário de inscrição. Serão selecionados para a segunda fase os candidatos que preencherem os pré-requisitos estipulados para cada vaga, até o limite de 10 candidatos.
Em caso de dificuldade de realização da inscrição ou de envio de arquivos, o candidato deve encaminhar e-mail para a secretaria da Diretoria de Cultura no endereço: sec-dcu@uem.br e reportar o problema. É importante que o e-mail seja enviado durante o período de inscrição.

 2ª etapa: Consistirá em entrevistas individuais. Os candidatos selecionados na 1ª etapa serão contatados pelo e-mail indicado na ficha de inscrição para agendamento da entrevista. As entrevistas serão realizadas de forma presencial em dia a horário informado aos candidatos pelo contato fornecido na ficha de inscrição.

Política de reparação histórica:

Será dada preferência para estudantes negros, indígenas e ciganos, bem como estudantes em vulnerabilidade social.

Resultado Final:  O resultado final será divulgado no site da Diretoria de Cultura a partir de 01 de abril de 2022: www.pec.uem.br/dcu

6 - Das disposições gerais

  • A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique em direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza;
  • A UEM poderá editar Ato específico e reserva o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.


Observações:


[1] O candidato não pode ter vínculo empregatício ou receber qualquer outra modalidade de bolsa vinculada a projetos, exceto em casos permitidos por legislação vigente.
[2] A vinculação dos candidatos selecionados e início das atividades estão condicionados à assinatura do convênio, liberação de recursos pela fonte financiadora e à existência de vagas.

 

Maringá, 16 de março de 2022

Diretoria de Cultura

 

ANEXO: EDITAL EM PDF